Quem nunca se perguntou: "Por que eu sinto saudade?" ? É uma pergunta difícil de se esclarecer, a ponto de achar uma resposta. Primeiro, caracterize "saudade". Conseguiu? Pois nem eu! Vamos então numa enciclopédia eletrônica: Wikipedia. IO primeiro trechinho de um longo texto é:
"Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar"."
Estranho, não? Não fala nada do que costumamos pensar sobre esse sentimento. Quer dizer, nem cita que é um sentimento. Tudo bem que, lendo um pouquinho mais embaixo, na descrição de "o que é matar saudade", você acha a palavrinha mágica.
Em minha visão, saudade não é ruim; não é a causadora da tristeza ou do sentimento de falta. É o amor que damos à essas pessoas, momentos, alguns objetos que nos lembram de algo (como lembrancinhas)...
Por exemplo, eu passaria o resto de minha vida sem ter que ver alguém que eu não conheço sem esforço (em exceção, atores famosos - não que seja meu caso, óbvio.); mas eu odiaria passar o resto de minha vida sem ninguém das pessoas das quais eu amo e vejo (ou posso ver) algum dia.
E o que me faz ter saudade? O amor.
Como todos sentimos saudades de pelo o menos uma coisa, podemos entender esse sentimento que irrita muito.
Pois é, irrita, mesmo. Mas fazer o quê, se eu sou humana? Pior seria se eu não sentisse amor nenhum à nada.
Mas... Quando sentimos saudade, assim do nada, ficamos muito tristes, e estou assim agora; estou fazendo este post para entender, afinal, o que se passa em mim para essa tristeza tão repentina. Mas, como a saudade passa, a tristeza também!
Já que descobri, agorinha, que eu sinto algo. Eu sinto amor...
Estou com saudades de momentos, pessoas... Mas agora, eu matei a saudade do blog; nossa! depois de tanto tempo sem encontrar jeito de postar!! ^^
Está vendo como escrever me acalma?
Melhor se acostumar com essas mudanças repentinas de humor, vão acontecer muitas!
Bem, finalizando. A conclusão que eu cheguei foi:
Embora seja irritante, a saudade traz uma maior felicidade, quando nos lembramos dos momentos, revemos as pessoas... Saudade não nos deixa tristes; ela alimenta o amor (e o humor, também)... Quando ela passa, a felicidade, a emoção são sempre multiplicados!! Que bom sentir saudades! E matar, também!!
PS: Sabe o concurso? Eu não ganhei; mas também não perdi, já que só vai acontecer em meados deste mês!
Estou muitíssimo confiante!!
Ah! Eu ganhei, com esse blog, em 2° lugar no Thomoeda Templates TopBlog!! Pena que não tem selinho para dar... Mas OBRIGADAAAA pelos votos, mesmo! Me deixam super feliz!

4 comentários:

Thah disse...

Oii legal o post sobre saudade ^^.. te convido para conhecer o mynothing.zip.net, lá vc encontra muitas coisas para blog, como templates gratuitos, gifs animadas, tutoriais de efeitos no photoshop, backgrounds, psd's, cursores e muitas outras coisas para enfeitar seu blog! - Encomendas de lay a partir de 4,00!! - Confira! Beijinhu'z e obrigada pela atenção, teh+

Barbara Lopes disse...

Saudade é o nome que a vida deu pra tudo aquilo que a gente tem que aprender a dar valor enquanto tem. Ameei o post..
Obrigado pelo comentário no meu..
e boa sorte com os concursos..

beiijos

Breeeh disse...

nossa...é bem oq estou sentindo, mta saudade da pessoa q amo :S...mas oq dói naum eh sentir saudade...eh saber q as vezes,q nem no meu caso, eu naum vou mais poder matá-la...
mas..adorei seu blog...se quiser dar uma passadinha no meu, eu iria adorar ^^
http://brehbrenda.blogspot.com/

Neguinha disse...

Nossa.. Estava na Net imagens sobre saudades.. Acabei entrando em seu Blog e vendo essa Mensagem perfeita sobre a Tal Saudade.. Parabéns o texto é ótimo.. Um grande beijo....